Como manter seus aparelhos auditivos seguros durante a prática de esportes?
É importante informar ao seu fonoaudiólogo que você é praticante de esportes para que ele indique o melhor aparelho auditivo para sua necessidade
As atividades físicas trazem inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar de modo geral, como por exemplo, a sociabilização e aumento da autoestima.
Boa parte dos usuários guarda os aparelhos auditivos durante atividades físicas, mas, você sabia que não precisa? O uso durante os exercícios é liberado, desde que você siga as recomendações que exploraremos a seguir.
Dicas e cuidados antes e durante a prática
Para os usuários de aparelhos auditivos que praticam esportes, é importante conversar com o especialista (fonoaudiólogo) sobre isso. Assim, ele terá um parâmetro a respeito do modelo que será escolhido de acordo com suas necessidades e rotina.
Portanto, é imprescindível que você tome certos cuidados com os aparelhos auditivos durante atividades físicas, para que a vida útil deles não seja encurtada devido ao mal uso.
Leve seu aparelho auditivo para manutenções e revisões
Hoje em dia, o mercado conta com diversas tecnologias nos aparelhos, que são resistentes ao suor e a água, porém, é importante levar o equipamento para revisões e manutenções. O contato excessivo com líquidos pode causar oxidação, encurtando a performance do aparelho auditivo.
Existem linhas de equipamentos eletrônicos que possuem garantias, como o *IP 67 (proteção contra poeira, resistentes a um mergulho na água de até 1 metro de profundidade, por 30 minutos) e o *IP 68 (proteção contra poeira e resistente a um mergulho na água de forma contínua, em geral até 3 metros de profundidade), que confirmam a proteção extra dos aparelhos.
*O Código IP é um guia para o usuário saber o quanto de água e poeira um equipamento eletrônico suporta antes de pifar.