O que fazer em casos de perda auditiva nos dois ouvidos? Imagem: divulgação.
Ouvir, escutar e compreender dependem do funcionamento adequado das duas orelhas.
É claro que você poderia usar apenas um aparelho auditivo, mas seria o mesmo que enxergar com apenas um olho: você até consegue ver, mas há redução do campo de visão e da percepção de profundidade.
Com um único aparelho, você terá dificuldade para entender a fala em locais ruidosos, não será capaz de perceber o som em todas as direções. Alguns sons, inclusive, você nem vai perceber.
Várias habilidades dependem da capacidade de se ouvir com as duas orelhas, como por exemplo, conseguir localizar os sons. A orelha que estiver sem o aparelho auditivo tende a perder a capacidade de ouvir e entender o que as pessoas falam devido ao efeito de privação auditiva.
A detecção da direção do som é importante em situações de comunicação e em situações de perigo iminente como detectar a direção de um carro que buzina para evitar um atropelamento. Essa habilidade auditiva influencia diretamente o seu dia a dia.
Como fazer em casos de perda auditiva nos dois ouvidos?
Com dois aparelhos auditivos você terá uma melhor compreensão de fala em situações ruidosas, pois será capaz de direcionar sua atenção para os sons desejados com mais facilidade. Também, será mais fácil ouvir sons mais distantes, pois o raio de alcance de sua audição será ampliado próximo de uma audição normal.
Além disso, você terá maior facilidade para perceber e reconhecer as palavras e as frases que são ditas.
Utilizando dois aparelhos auditivos, nos casos de perda auditiva nos dois ouvidos, certamente você irá perceber um menor esforço em ouvir os sons ambientais e entender o que as pessoas falam no dia a dia.
Se houver ainda alguma dúvida, você pode entrar em contato com nossa equipe.