Pilhas e Aparelhos Auditivos
Se o seu aparelho estiver apresentando sons distorcidos ou volume baixo, é hora de trocar as pilhas
Antes de falarmos sobre a durabilidade das pilhas nos aparelhos auditivos, é importante ressaltar que são elas que fornecem a energia para o bom funcionamento do equipamento e, mais que isso: adquira pilhas de boa qualidade pois, ao utilizar produtos de má qualidade consequentemente acarretará no mal funcionamento, podendo danificar o aparelho.
A durabilidade média de uma bateria de aparelho auditivo é de 5 a 20 dias, porém esse tempo varia de acordo com alguns fatores, como por exemplo: tipo de pilha, a programação, tempo de uso e a conectividade com outros aparelhos eletrônicos.
Modelos de pilhas e a durabilidade
Aparelhos auditivos apresentam diversos tamanhos e, consequentemente, as pilhas também. Quanto maior a bateria, mais ela vai durar.
Existem quatro tipos de modelo no mercado, que são:
- 675 (selo azul) – A pilha de tamanho 675 é normalmente usada em aparelhos auditivos Retroauriculares de maior potência, e sua duração varia de 15 a 20 dias.
- 13 (selo laranja) – O tamanho 13 pode ser usada em modelos Retro auriculares convencionais e RIC e Intra-articulares sua duração pode variar de 10 a 15 dias dependendo de fatores como tempo de uso e potência do aparelho auditivo.
- 312 (selo marrom) – É a pilha mais usada nos aparelhos auditivos para Retro auriculares convencionais e RIC e Intra canais. Tem duração média de 7 a 10 dias variando pela potência e conectividade do aparelho.
- 10 (selo amarelo) – Normalmente usadas em aparelhos auditivos Micro canais, Retro Auriculares RIC e Micro canais 5 a 7 dias.
IMPORTANTE: consulte seu fonoáudiologo (a) quanto a escolha de modelo de aparelhos e pilhas.
Dicas e cuidados – pilhas
Separamos a seguir, algumas dicas e cuidados para o bom manuseio das pilhas de seu aparelho auditivo, confira:
- Pilhas possuem prazo de validade; Caso adquira uma quantidade para estoque, fique sempre atento quanto a esse fator;
- Nunca jogue as pilhas diretamente no lixo; Elas são tóxicas e podem prejudicar o meio ambiente se não forem descartadas corretamente. Procure por locais corretos para descarte;
- Tenha sempre pilhas extras para não ser pego de surpresa;
- Observe a polaridade (+) (-) para inserir a bateria de forma correta no aparelho auditivo
- Não deixe as pilhas expostas a temperaturas muito altas ou baixas; Isso danificará a performance do equipamento.
Vídeo – troca de pilha
Confira no vídeo, o passo a passo para a troca correta e segura das baterias de seu aparelho auditivo: