Aparelhos Auditivos e Viagens: Saiba como preservá-los
A primeira coisa que você precisa ter em mente é a respeito dos itens que deve levar para garantir o bom funcionamento de seu aparelho auditivo
Quem faz uso de aparelho auditivo sabe de todos os cuidados necessários no dia-a-dia e, em uma viagem eles devem ser redobrados, principalmente pelo fato de estar longe dos serviços de suporte em casos de emergência.
Dependendo do ambiente que você estiver, tenha sempre em mente que o aparelho não pode entrar em contato com a água, portanto: praia, piscina e sauna (por exemplo), são locais que você corre o risco de umedecer seus aparelhos, então evite o uso nessas situações.
Por mais que os aparelhos (hoje em dia) tenham resistência a umidade, você não deve colocá-los em risco.
Aparelhos auditivos e viagens: checklist
Quando estiver organizando sua mala, não se esqueça de adicionar os itens a seguir (de acordo com sua necessidade):
- Desumidificador (sílica);
- Pilhas (uma pilha dura aproximadamente quatro dias, faça o cálculo para saber qual quantidade você deverá levar);
- Moldes;
- Lenço de papel;
- Carregador;
- Conversor de tomadas (em caso de viagens internacionais).
É fundamental que você realize a revisão do aparelho auditivo antes da viagem.
Agende uma consulta em uma das 10 unidades da Audiograma e nossa equipe estará à disposição para tirar todas as suas dúvidas.
Cheguei no aeroporto, e agora?
Não tenha vergonha de informar aqueles que estiverem em contato com você a respeito do seu uso de aparelho auditivo. As pessoas podem te auxiliar com imprevistos (mudanças de horários ou de portões nos aeroportos, por exemplo).
Em caso de voos nacionais ou internacionais, é importante você saber que não é necessário informar a empresa aérea que é usuário(a) de aparelho auditivo ou preencher qualquer formulário.
Quando for passar pelas portas de metal, não é preciso retirar o aparelho auditivo, pois ele é um componente eletrônico muito pequeno e não detectável.
Os aparelhos auditivos podem ser usados normalmente durante a decolagem da aeronave, pois não estão incluídos nos aparelhos eletrônicos que precisar ser desligados, como as companhias aéreas solicitam. Eles não interferem nas operações de pouso e decolagem.
Lembrando: aparelhos auditivos e viagens
Cada paciente possui suas especificidades e, as informações colocadas aqui são de cunho informativo. Procure orientações com seu médico e/ ou especialista.