Cuidados essenciais com a audição
Selecionamos a seguir algumas dicas para que você cuide de sua saúde auditiva
Muitas vezes, por falta de orientação, não cuidamos de nossa saúde auditiva corretamente, prejudicando-a gradualmente em pequenos atos de nossa rotina. O uso prolongado de fones de ouvido com volume alto, por exemplo, podem prejudicar a nossa audição, além de trazer diversos sintomas como dor de cabeça e o zumbido. O recomendado é que o volume não ultrapasse 60 decibéis, realizar intervalos quanto ao uso e atenção: mantenha-os sempre higienizados para evitar o acumulo de cera.
A limpeza dos ouvidos também se encaixa nessa lista; Considerado um ato ”saudável” por muitos, a higienização não deve ser realizada com cotonetes. Eles podem causar lesões e provocar perfurações, infecções e perdas auditivas. Em casos de excesso de cera nos ouvidos, recomenda-se a visita a um otorrinolaringologista para que seja realizado o procedimento correto de extração.
Outro ponto a ser destacado aqui, é o excesso de umidade nos ouvidos. Ao estar em contato com água ou umidade, é importante que você os seque corretamente, pois se houver descuido, a entrada de bactérias fica suscetível, ocasionando infecções. Aqui, o recomendado é a utilização de tampões de ouvido bloqueando a entrada de água.
Por fim, visite seu médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo (a) regularmente pois são eles que irão avaliar a saúde completa de seus ouvidos.