Causas Comuns do Ouvido Entupido
Conheça as possíveis causas e qual a forma correta de tratá-las
As sensações ”comuns” de ouvido entupido ocorrem em situações em que seu ouvido está em ambientes com oscilação de pressão como mergulho e viagem de avião, por exemplo. Em alguns casos, é passageiro, porém é preciso dar atenção quando esse sintoma persistir.
Coceira intensa, dor, febre ou vertigens apontam possível infecção ou alteração nas estruturas do ouvido; A seguir, vamos listar algumas causas e o melhor caminho para buscar ajuda as devidas informações quando situações assim acontecerem;
Resfriado
RESFRIADO
O resfriado ocasiona na obstrução do nariz por conta das secreções, dificultando a circulação do ar, elevando a pressão no ouvido. Neste caso, para aliviar a sensação, recorra a inalação, pulverizadores de garganta, beber muita água, e, se caso o sintoma persistir, buscar ajuda médica.
LABIRINTITE
A labirintite é caracterizada por tonturas fortes e ouvido tampado. Pessoas que sentem esse sintoma relatam também a perda de equilíbrio, zumbido e redução momentânea da audição.
Para a labirintite, não existe cura, porém, tratamento com remédios prescritos por profissionais (otorrinolaringologista) podem ajudar a amenizar os sintomas.
INFECÇÃO DO OUVIDO
Conhecida como otite, é a causa mais comum de ouvido entupido. Ela acontece quando há uma infecção, deixando o canal auditivo inflamado, formando uma barreira para a passagem do som até o ouvido interno. Além disso, ela ocasiona coceira, febre e sinais vermelhos na orelha. É comum em crianças, porém ela sucede em adultos também.
As recomendações devem ser seguidas por laudo médico (otorrinolaringologista) que irá encaminhar um tratamento para reduzir a inflamação e cessar o desconforto.
ÁGUA NOS OUVIDOS
Outra causa comum é a entrada de água no canal auditivo (no banho de mar ou na piscina, por exemplo.
Para este, basta inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido fazendo movimentos em direção ao ombro ou, se preferir, usar uma toalha próximo ao ovudo e deitar-se com a orelha para baixo.
Caso o sintoma persista, procure um médico para realizar a avaliação e prescrever o tratamento recomendado.
Dica extra: Para quaisquer sintomas ou desconfortos de sua saúde auditiva, procure ajuda com profissionais da saúde para que você receba as devidas orientações e tratamentos.