O diagnóstico da perda auditiva é determinado pelo otorrinolaringologista após a realização de exames físicos e específicos
Antes de explicarmos o processo do diagnóstico da perda auditiva, é importante esclarecer alguns dados aqui:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 800 milhões de pessoas possuem alguma perda auditiva no mundo, e, dentro dessa estimativa, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.
A perda auditiva pode ocorrer em dois casos: de forma congênita (durante a gestação) ou adquiridas ao longo da vida.
Usualmente evolui de forma gradual, muitas vezes é difícil de identificar no estágio inicial, por isso, além de realizar visitas regulares com o seu médico para cuidar de sua saúde auditiva, é importante ficar atento e buscar ajuda quando sentir que está adquirindo dificuldades para ouvir.
O profissional responsável por realizar o diagnóstico da perda auditiva é o otorrinolaringologista. Ele fará os exames físicos e específicos para avaliar a sua audição.
Vale lembrar que somente a entrevista e o exame físico não são suficientes para chegar ao diagnóstico e, neste momento, o fonoaudiólogo é acionado para que possa fazer a Audiometria – veja aqui como é realizado o exame.
Após o resultado de todos os exames, o otorrinolaringologista avaliará o grau de perda auditiva (leve, moderada, severa ou profunda), e prescreverá o tratamento de acordo com a causa. Caso a recomendação seja pelo uso de aparelhos auditivos ou implante coclear, o paciente é encaminhado para o fonoaudiólogo.
A partir daí, ele avaliará a perda auditiva para que, após, recomende o aparelho ideal.
Faça seu teste auditivo, sem compromisso de compra
Aqui na Audiograma, você realiza seu teste auditivo sem compromisso de compra. Temos uma equipe de fonoaudiólogos à disposição nas 10 unidades em São Paulo, Santo André e Osasco.
Para agendamentos, fale com um de nossos colaboradores através do telefone (11) 2620-2620.