(11) 2620-2620 - Fale Conosco

Processamento Auditivo Central - PAC

Nós da Audiograma Laysom realizamos o exame de processamento auditivo central.
O exame avalia como o cérebro processa (analisa e interpreta) às informações que o indivíduo escutou. 
Onde encontrarAgende agora

O exame do Processamento Auditivo Central – PAC

Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar, ouvir bem depende apenas da integridade do sistema auditivo, mas escutar bem, depende também de como cérebro lida com as informações sonoras.

O exame de PAC (Processamento Auditivo Central) tem o objetivo de avaliar várias operações mentais que a pessoa utiliza ao receber uma informação sonora e avaliar como o cérebro interpreta os sons que ela escutou.

Quando as habilidades auditivas como identificar, reconhecer, memorizar ou interpretar os sons estão prejudicadas, uma pessoa, mesmo ouvido todos os sons de uma conversa pode ser incapaz de compreender ou interpretar erroneamente o que foi dito.

A linguagem depende de um processo de aprendizagem. Falamos a língua que nos ensinaram desde o nascimento e tantas outras que podemos aprender durante a vida. Essa aprendizagem depende não só da acuidade auditiva, mas das habilidades relacionadas ao processamento auditivo.

Atualmente há uma preocupação crescente em identificar alterações do PAC, o mais precocemente possível, para que que o desenvolvimento da linguagem ou o processo de aprendizagem não sejam prejudicados por possíveis inabilidades auditivas, tais como:

  • Detecção auditiva;
  • Discriminação de sons;
  • Localização da fonte do som;
  • Reconhecimento de padrões;
  • Temporização da audição;
  • Identificar fala em presença de ruído competitivo.

Vocabulário restrito, dificuldade na aprendizagem de leitura e escrita, dificuldade em manter atenção a estímulos puramente auditivos, são alguns dos sinais de distúrbio do PAC em crianças.

Deve-se ressaltar, que adultos também podem apresentar distúrbios do PAC. Esse fato é relativamente comum em pessoas portadoras de perda auditiva que ficam por muito tempo privadas de estímulos sonoros. Assim, tão logo que a perda auditiva seja detectada, é recomendado buscar os recursos necessários para a recuperação auditiva, geralmente através do uso de aparelhos de amplificação sonora individual.

Há casos, em que a adaptação de aparelhos auditivos deve ser complementada com exercícios voltados para a reabilitação das habilidades auditivas. É bom lembrar que não há limites para o desenvolvimento das nossas habilidades, portanto o treinamento auditivo deve ser sempre considerado como um fator indispensável à reabilitação.                                                                                                                                                          

Para agendar seu exame de Avaliação Audiológica Completa, entre em contato conosco através do (11) 2620-2620.

Atendimentos por convênio e particular com possibilidade de solicitar reembolso no seu plano de saúde.

 

Atendimento

Segunda a Sexta das 09h às 22h 
      Sábados das 09h às 13h   

Fale conosco

Segunda a Sábado das 09h às 22h

(11) 2620-2620
WhatsApp
(11) 2620-2620

Envie uma mensagem

contato@audiograma.net

Contato via Whatsapp

Olá, nosso atendimento via é feito através do número 11 2620-2620

Caso esteja visualizando essa página através de um dispositivo móvel e possua o Whatsapp instalado, clique aqui

Eldorado

     NOSSAS LOJAS

     NOSSAS LOJAS

     NOSSAS LOJAS